Nota biográfica sobre o conferencista

Padre Doutor Gonçalo Nuno Ary Portocarrero de Almada

Nasceu a 1 de Maio de 1958 em Haia, na Holanda, onde o seu pai se encontrava em serviço, sendo trigémeo e o quarto dos oito filhos do casal.

Depois de ter estudado nos Colégios dominicanos de São José e Clenardo, em Lisboa, e de ter concluído na mesma cidade, no Liceu Pedro Nunes, o ensino secundário, licenciou-se em Direito pela Universidade Complutense de Madrid (1980) e pela Universidade Livre, de Lisboa.

Como bolseiro do Governo italiano, fez estudos de pós-graduação no Centro Internazionale di Studi, em Roma (1980-1983).

Leccionou Filosofia do Direito e do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, como professor auxiliar, História do Direito e Direito Constitucional na Universidade Livre, também em Lisboa (1983 a 1986).

Mais tarde, licenciou-se em Filosofia na Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, onde se doutorou em 2003, com uma tese sobre a dialéctica de Aristóteles, que foi posteriormente publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Depois de ter realizado os estudos filosóficos e teológicos correspondentes, foi ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1986, integrando desde então, como sacerdote secular, o presbitério da prelatura do Opus Dei.

Na actualidade, é capelão de um colégio, em Lisboa, e Vice-Presidente da Direcção da Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF).

Foi correspondente do semanário Tempo, em Madrid; Director-adjunto da Revista Jurídica, da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Director-adjunto de Nomos, Revista Portuguesa de Filosofia do Direito e do Estado.

Presentemente é correspondente em Portugal da revista Palabra e colaborador de O Primeiro de Janeiro, da Magazine Grande Informação e da Celebração Litúrgica.

Publicou artigos de índole jurídica no Fórum Canonicum, do Centro de Estudos de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa, e na Revista de Doutrina Tributária.

Promoveu e colaborou na obra conjunta João Paulo II e o Direito, da Editora Principia.

É autor de um estudo biográfico intitulado História de um grão de trigo, da Editora Diel.

Publicou também na Editora Diel a obra A Igreja e a vida, que foi apresentada na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa, pelo Senhor D. Manuel Clemente, actualmente Bispo do Porto e na altura Bispo Auxiliar de Lisboa.

É autor de um livro de espiritualidade, Os defeitos de Maria e as virtudes de outras mulheres dos Evangelhos, publicado pelas Edições Lucerna, em 2007.

Publicou também vários artigos históricos nas revistas Armas e Troféus, do Instituto Português de Heráldica; e Raízes e Memórias, da Associação Portuguesa de Genealogia.


Março de 2008.